Gramado: a cidade mais turística do Brasil

SUL 163

Estive em Gramado duas vezes, se não me engano. A primeira vez, com meus pais, há muito tempo. A segunda, mais recentemente, com meu marido.

Não há dúvidas de que há muito tempo Gramado vem se especializando em ser um maravilhoso destino turístico no Brasil. E, da primeira vez que estive lá para a segunda, o que se viu foi um aprimoramento em relação às atrações. Às mais antigas e tradicionais, como o Mini Mundo e o Lago Negro, se agregaram outras como o Hollywood Dream Cars e o Museu de Cera, o que faz com que haja muito o que fazer na cidade.

SUL 094OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Os dias que passamos lá mais recentemente foram dias muito frios e, infelizmente, de muita chuva. Eram férias de inverno e, por isso, a cidade estava muito cheia. Mas, são tantas as atrações que nenhuma delas parecia lotada e, mesmo com a chuva, era possível aproveitar bastante.

SUL 110

Hospedamo-nos no hotel  Laghetto Siena. Ele não fica no centro, mas, como estávamos de carro, foi uma ótima opção. Um quarto bem aconchegante, com calefação na medida certa. Pra completar, ainda tinha uma piscina térmica bem providencial para momentos de lazer fora do frio que estava fazendo. Logo no primeiro dia passeamos pelo bonito centro da cidade, visitamos as lojinhas, tomamos um chocolate quente, passamos em frente ao Palácio dos Festivais, onde acontece o Festival de Cinema… e, à noite, jantamos um fondue e depois passeamos pela Rua Coberta, com vários barzinhos e música ao vivo. Um clima agradável, mas num friiiiioooo de matar!

SUL 112

No dia seguinte, a despeito do céu fechado, fomos até o lindo Lago Negro e andamos de pedalinho e depois demos a volta no lago. De lá, seguimos para o Mini Mundo. Um parque primoroso! Para crianças e adultos. Imperdível! Perto dali, fomos também ao Mundo Encantado. Não tão encantador assim, mas valeu, principalmente porque era um dia de chuva e ele é todo coberto.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERA

Uma das atrações que visitamos, especialmente para fugir do frio e da chuva que não paravam, foi a fábrica de Cristais, onde pudemos ver a criação de objetos de cristal. Para quem nunca viu, vale a pena assistir a performance. O processo de fabricação, com o material incandescente, é muito legal. Além disso, a loja tem peças belíssimas.

Como o objetivo era ficar aquecido e em lugares cobertos, fomos ao Museu do Perfume, ao Museu do Chocolate da fábrica Caracol, ao museu Hollywood Dream Cars, e  ao Museu Medieval.  Todos legaizinhos, mas nada demais. Realmente são daqueles que valem a pena principalmente se estiver chovendo, como no nosso caso. Quer dizer, exceto o museu dos carros, já que os aficionados por automóveis, com certeza, irão gostar muito.

SUL 103

Neste dia almoçamos no restaurante El Fuego, com um Buffet bem saboroso e ambiente bonito e quentinho. No inverno, a calefação adequada, certamente, é um chamariz!

No dia seguinte, passeamos pelo Parque Knorr, onde está a Aldeia do Papai Noel. Esse sim um passeio imperdível, como o Mini Mundo e o Lago Negro. Encantador, para adultos e crianças. De lá, também, é possível ter uma linda vista do Vale dos Quilombos. Depois pegamos o carro e também aproveitamos para visitar o lago Joaquina Rita Bier. Bem menor do que o Lago Negro, mas é uma região bem bonitinha. Ali, mais ou menos próximo, é possível ver também o monumento símbolo do Festival de Cinema de Gramado, o Kikito, na Rótula das Bandeiras.

SUL 115

Neste fim de tarde, pensamos em experimentar um dos maravilhosos e fartos cafés coloniais servidos à tarde. Lembro que quando estive lá, mais nova, com minha família, fomos a um e foi uma ótima experiência. Porém, desta última vez, eu e meu marido ficamos tão em dúvida sobre qual café colonial que iríamos, que acabamos não conseguindo decidir.  Acabamos jantando uma sopa e uma massa em um dos maravilhosos restaurantes do centro.

SUL 148SUL 117

Para finalizar a lista de lugares para se visitar em Gramado, a cidade possui dois lindos e diferentes pórticos em duas de suas entradas. Cada um com um estilo, mas ambos merecem ao menos uma passadinha no local para vê-los. Ou seja, pode até usar um deles para chegar à cidade e o outro, quando for deixá-la. Ou seja, é uma cidade com muitas atrações, do início ao fim.

SUL 037

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *